Angelina Jolie retira seios após suspeita de câncer

Angelina Jolie retira seios após suspeita de câncer

    A atriz Angelina Jolie, de 37 anos, escreveu um artigo para a edição desta terça-feira (14) do jornal The New York Times, onde revela que se submeteu a uma dupla mastectomia preventiva, cirurgia para a retirada dos seios. Ela disse que tomou essa decisão após médicos estimarem em 87% o risco de ela contrair um câncer de mama. Ainda segundo os médicos, ela tinha 50% de chances de ter um câncer no ovário.

    Angelina começa o artigo “My Medical Choice” (Minha Escolha Médica) falando sobre a morte da mãe aos 56 anos, vítima de câncer de ovário. A atriz também conta que descobriu carregar um gene “defeituoso”, o BRCA1, que aumenta o risco de desenvolver câncer de mama e ovário.

    “Uma vez que eu sabia que essa era minha realidade, eu decidi ser proativa e minimizar o risco o máximo que eu podia. Eu decidi fazer uma dupla mastectomia preventiva. Eu comecei com os seios, já que o meu risco de câncer de mama é maior do que o meu risco de câncer de ovário, e a cirurgia é mais complexa”, escreveu Angelina.

    A atriz disse que o processo de retirada dos seios levou quase três meses, sendo concluído no dia 27 de abril, e que as chances de ela ter câncer de mama caíram para menos de 5%.

    Angelina acredita que possa incentivar outras mulheres possam tirar benefício de sua experiência. "Quero estimular cada mulher, especialmente se você tem um histórico familiar de câncer de mama ou de ovário, a procurar informações e especialistas médicos que podem lhe ajudar nesse aspecto de sua vida e a fazer sua própria escolha informada", disse a atriz.